MINHA
ESCOLA
Desenvolvimento de modelo pedagógico e de implementação de uma proposta de Educação Integral para as escolas de tempo parcial dos
Anos Finais do Ensino Fundamental.
#PROJETO #PROTÓTIPO 2019 #RELATÓRIO
O MODELO PEDAGÓGICO
Modelo Pedagógico de Educação Integral para as escolas de tempo parcial dos Anos Finais do Ensino Fundamental.
Em 2018, foi definido que objetivo do protótipo era o desenvolvimento de modelo pedagógico e de implementação de uma proposta de Educação Integral para as escolas de tempo parcial dos Anos Finais do Ensino Fundamental a ser implementado em 2019 em caráter piloto e com potencial de expansão em 2020. Em agosto de 2019, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, em comum acordo com o Instituto Ayrton Senna decide pela finalização da prototipagem, a fim de investir esforços no Programa Inova Educação. Ao longo do protótipo foram envolvidas 24 escolas, em 4 regionais de ensino, 331 profissionais e 9.738 estudantes.
CLIQUE AQUI
para ver o PDF do Modelo
A COCRIAÇÃO DO PROTÓTIPO
A proposta do protótipo nasceu da articulação entre os princípios educativos, concepções e experiências das equipes da Secretaria e o Instituto Ayrton Senna, envolvendo um alto nível de articulação institucional e técnica para garantir um trabalho de cocriação do modelo. Na linha do tempo a seguir é possível ver as principais ações deste processo de cocriação.
CLIQUE AQUI para ver o PDF da Linha do Tempo do Projeto
A IMPLEMENTAÇÃO
A implementação do projeto foi balizada no tripé de acompanhamento, formação e monitoramento envolvendo as equipes da Secretaria, equipes regionais, gestores escolares, professores e alunos. Nesse sentido, foram mapeadas frentes estratégicas, conforme segue abaixo, para suportar a implementação e garantir que o modelo pedagógico chegasse nas salas de aulas das 24 escolas participantes do protótipo. A implementação é descrita em 4 dimensões:
COMUNICAÇÃO & SENSIBILIZAÇÃO
(clique para ver o PDF da Ficha)
FORMAÇÃO
(clique para ver o PDF da Ficha)
MATERIAL DIDÁTICO
(clique para ver o PDF da Ficha)
ACOMPANHAMENTO
(clique para ver o PDF da Ficha)
OS APRENDIZADOS
Após toda a vivência do protótipo uma série de boas práticas e melhorias foram mapeadas. As fichas a seguir irão abordar os principais aprendizados levantados junto às equipes escolares, do IAS e SEDUC. Cada um dos aprendizados pode se relacionar com uma ou mais das 4 categorias,conforme as premissas do projeto, sendo elas: Educação integral, integração curricular, metodologias ativas e gestão de sala de aula.
CLIQUE AQUI para ver
o PDF das Fichas de Aprendizado
ENTREGAS DO PROJETO E PRODUTOS
Os documentos apresentados aqui fazem uma síntese de todo o conhecimento e experiência acumulada do projeto. Para ler em detalhes cada etapa do processo e consultar a pesquisa completa acesse os links abaixo:
Materiais
(clique para ver)
Conjunto de materiais didáticos de todas as áreas de conhecimento e Projeto de Vida, de 6º ao 9º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental. As OPAS (orientações para os planos de aula) são materiais voltados para orientar o planejamento dos professores com base nos princípios e métodos norteadores do Protótipo. Para além do uso no projeto, eles foram criados para apoiar a SEDUC SP em seu processo de revisão dos materiais para alunos e professores da rede.
Objetos Digitais e Trilhas Formativas
(clique para ver)
Conjunto de materiais e estratégias criadas para apoiar a formação de professores nos princípios de Educação Integral.
Pesquisa Qualitativa com as Escolas
(clique para ver)
Relatório detalhado com o resultado da pesquisa qualitativa realizada em profundidade com 3 das 24 escolas que participaram do protótipo. A pesquisa foi realizada com equipes escolares, equipes regionais e estudantes.
Materiais sobre Orientação para o Trabalho
(clique para ver)
Conjunto de materiais para professores e alunos de 9º ano, voltados para o desenvolvimento de uma abordagem que relaciona Projeto de Vida e orientação para o trabalho. Os materiais são tanto voltados para sala de aula quanto orientadores para a formação de professores.